Sugestões de atividades psicomotoras

junho 4, 2009 at 11:22 pm Deixe um comentário

1ª ATIVIDADE: Arremesso

Distribuir uma folha de jornal para cada participante e pedir que amassem formando uma bola, depois envolvê-la com fita gomada para não desmanchar. Depois propor que arremessem suas bolas livremente um para o outro ou tentar acertar no cesto.

  • OBETIVOS:

– trabalhar a intensidade da força dos dedos e das mãos;

– controlar a força e a posição do corpo;

– desenvolver as praxias finas e globais;

– desenvolver a criatividade.

  • MATERIAL:

– folhas de jornal;

– fita gomada;

– cesto

2ª ATIVIDADE: Por Favor!

Explicar para a turma que ele dará alguns comandos, mas que só deverão ser cumpridas se for pedido “por favor”. Exemplos de comando (na tentativa de confundir os alunos):

– Atenção turma! Por favor, sentados.

– Por favor, mãos para o alto.

– Mãos na cabeça.

– Por favor, todos de um pé só.

– levantar a perna.

– Por favor, todos marchando.

– Parar de marchar, etc.

  • OBJETIVOS:

– noção do esquema corporal;

– orientação espaço-temporal

– desenvolvimento da praxia golbal;

– desenvolver o tônus;

– desenvolvimento do equilíbrio.

3ª ATIVIDADE: ESCRAVO DE JÓ.

(em vez de pedras seriam pessoas)

Formar um grupo dentro da roda e outro fora (os de dentro serão as “pedras” dos que estão na roda de fora), colocar a música “Escravo de Jó” e à medida que vai tocando os participantes terão que realizar a atividade obedecendo o que é pedido na música. A atividade também pode ser realizada sem CD, pedindo que os grupos cantem a música. Também pode variar a atividade usando pedras, tampa, etc.

  • OBJETIVOS:

– desenvolver o conceito de simultaneidade;

– trabalhar o ritmo (motor e auditivo) e a concentração;

– desenvolver as praxias global, explorando os movimentos junto com a música;

– se for realizada com pedras ou peças estará desenvolvendo a praxia fina;

– relação com o outro, o cuidado com ele;

– tônus muscular e afetivo;

– espírito de coletividade.

  • MATERIAL:

– som;

– CD (Músicas Folclóricas);

– tampinhas de refrigerante (se não for com pessoas).

4ª ATIVIDADE: AERÓBICA DAS LETRAS

Seguir os comandos da legenda:

D – braço direitoE – braço esquerdo

d – perna direita

e – perna esquerda

P – palmas

À medida que o professor for falando a seqüência dos números, os participantes irão fazendo os gestos de acordo com a legenda. O ritmo da seqüência vai acelerando à medida que forem se familiarizando com a atividade.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D E d e P E D d e P
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
e D E d P d E e D P
  • OBJETIVOS:

– desenvolvimento das praxias globais;

– noção do esquema corporal;

– noção de lateralidade;

– noção de ritmo.

OUTRAS ATIVIDADES:

1. História do macaco e seus três carocinhos de milho.

Objetivos: estimular a atenção e o raciocínio; desenvolver a seqüência lógica.

Procedimentos: contação de história.

Era uma vez um macaco muito sabido que vivia na floresta, ele adorava seus três carocinhos de milho e não se separava deles. Um belo dia, ele estava andando pela floresta e tropeçou em uma pedra e seus três carocinhos de milho caíram dentro de um tronco velho.

Ele pediu, pediu, mas o tronco não devolveu os três carocinhos de milho, então ele disse que ía chamar a o fogo pro fogo queimar o tronco e o tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.

E lá se foi ele atrás do fogo…e quando chegou, explicou tudo para o fogo e o fogo nem se importou e disse que não ía. Então o macaco com muita raiva disse que ía chamar a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queirmar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.

E lá se foi o macaco atrás da água…e como ele era um macaco muito safado ninguém queria ajudá-lo, a água também disse que não ía ele com mais raiva ainda disse que ía chamar a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.

Quando o macaco chegou na dona vaca ela nem “deu bola” pra ele e mandou ele ir “pastar” e o macaco saiu correndo gritando dizendo que ía chamar a onça , pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.

A onça também não quis ir, então ele pedir ajuda ao caçador pro caçador matar a onça pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.

O caçador também não quis ir ele foi pedir socorro ao rei, pro rei mandar prender o caçador, pro caçador matar a onça pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.

E novamente o rei nem ligou para o que o macaco estava falando e o macaco foi correr atrás da rainha pra rainha puxar a orelha do rei, pro rei mandar prender o caçador, pro caçador matar a onça pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.

E a rainha começou a rir da cara do macaco safado e o mandou para fora do castelo, ele foi, mas foi gritando dizendo que ía chamar o rato, pro rato roer a roupa da rainha, pra rainha puxar a orelha do rei, pro rei mandar prender o caçador, pro caçador matar a onça pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.

O rato também não ajudou o macaco, então ele muito triste foi andar na floresta, quando se deparou com uma plantação enorme de milho, pegou mais três carocinhos de milho e…foi passear na floresta.

2. calendário e quadro de rotina.

Objetivos: desenvolver o conceito de ontem, hoje e amanhã; Ter noção da ordem dos acontecimentos diários (rotina escolar); conhecer e perceber a seqüência dos dias da semana e dos meses do ano (estruturação espaço-temporal).

Procedimentos:

  1. apresentação do calendário e do quadro de rotinas;
  2. comentar que estas duas atividades são trabalhadas diariamente, portanto são atividades permanentes.

3. História Coletiva.

Objetivos: desenvolver a seqüência lógica (estruturação espaço-temporal); estimular a criatividade e a socialização; desenvolver e estimular a atenção e a concentração, desenvolver a praxia fina.

Procedimentos:

  1. cada participante receberá argila e devem criar o que quiserem;
  2. a mediadora iniciará a história e os participantes terão que continuá-la de acordo com a modelagem que criaram.

4. Acontecimentos do dia.

Objetivos: perceber a renovação cíclica de certos períodos, como manhã, tarde e noite (estruração espaço-temporal); desenvolver a praxia fina e a criatividade; estimular a socialização.

Procedimentos:

  1. cada participante receberá uma folha de papel ofício;
  2. pedir que cada um dobre a folha em três partes;
  3. pedir que desenhem em cada parte dobrada um período cíclico do dia (manhã, tarde e noite).
  4. Depois pedir que três voluntários socializem acontecimentos que desenharam.

(dependendo do tempo disponível, seria interessante que todos os participantes socializassem seus desenhos).

Entry filed under: Educação Infantil.

Crianças Criança não trabalha!

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

junho 2009
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts