Sugestões de atividades psicomotoras
junho 4, 2009 at 11:22 pm Deixe um comentário
1ª ATIVIDADE: Arremesso
Distribuir uma folha de jornal para cada participante e pedir que amassem formando uma bola, depois envolvê-la com fita gomada para não desmanchar. Depois propor que arremessem suas bolas livremente um para o outro ou tentar acertar no cesto.
- OBETIVOS:
– trabalhar a intensidade da força dos dedos e das mãos;
– controlar a força e a posição do corpo;
– desenvolver as praxias finas e globais;
– desenvolver a criatividade.
- MATERIAL:
– folhas de jornal;
– fita gomada;
– cesto
2ª ATIVIDADE: Por Favor!
Explicar para a turma que ele dará alguns comandos, mas que só deverão ser cumpridas se for pedido “por favor”. Exemplos de comando (na tentativa de confundir os alunos):
– Atenção turma! Por favor, sentados.
– Por favor, mãos para o alto.
– Mãos na cabeça.
– Por favor, todos de um pé só.
– levantar a perna.
– Por favor, todos marchando.
– Parar de marchar, etc.
- OBJETIVOS:
– noção do esquema corporal;
– orientação espaço-temporal
– desenvolvimento da praxia golbal;
– desenvolver o tônus;
– desenvolvimento do equilíbrio.
3ª ATIVIDADE: ESCRAVO DE JÓ.
(em vez de pedras seriam pessoas)
Formar um grupo dentro da roda e outro fora (os de dentro serão as “pedras” dos que estão na roda de fora), colocar a música “Escravo de Jó” e à medida que vai tocando os participantes terão que realizar a atividade obedecendo o que é pedido na música. A atividade também pode ser realizada sem CD, pedindo que os grupos cantem a música. Também pode variar a atividade usando pedras, tampa, etc.
- OBJETIVOS:
– desenvolver o conceito de simultaneidade;
– trabalhar o ritmo (motor e auditivo) e a concentração;
– desenvolver as praxias global, explorando os movimentos junto com a música;
– se for realizada com pedras ou peças estará desenvolvendo a praxia fina;
– relação com o outro, o cuidado com ele;
– tônus muscular e afetivo;
– espírito de coletividade.
- MATERIAL:
– som;
– CD (Músicas Folclóricas);
– tampinhas de refrigerante (se não for com pessoas).
4ª ATIVIDADE: AERÓBICA DAS LETRAS
Seguir os comandos da legenda:
D – braço direitoE – braço esquerdo
d – perna direita e – perna esquerda P – palmas |
À medida que o professor for falando a seqüência dos números, os participantes irão fazendo os gestos de acordo com a legenda. O ritmo da seqüência vai acelerando à medida que forem se familiarizando com a atividade.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
D | E | d | e | P | E | D | d | e | P |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
e | D | E | d | P | d | E | e | D | P |
- OBJETIVOS:
– desenvolvimento das praxias globais;
– noção do esquema corporal;
– noção de lateralidade;
– noção de ritmo.
OUTRAS ATIVIDADES:
1. História do macaco e seus três carocinhos de milho.
Objetivos: estimular a atenção e o raciocínio; desenvolver a seqüência lógica.
Procedimentos: contação de história.
Era uma vez um macaco muito sabido que vivia na floresta, ele adorava seus três carocinhos de milho e não se separava deles. Um belo dia, ele estava andando pela floresta e tropeçou em uma pedra e seus três carocinhos de milho caíram dentro de um tronco velho.
Ele pediu, pediu, mas o tronco não devolveu os três carocinhos de milho, então ele disse que ía chamar a o fogo pro fogo queimar o tronco e o tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.
E lá se foi ele atrás do fogo…e quando chegou, explicou tudo para o fogo e o fogo nem se importou e disse que não ía. Então o macaco com muita raiva disse que ía chamar a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queirmar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.
E lá se foi o macaco atrás da água…e como ele era um macaco muito safado ninguém queria ajudá-lo, a água também disse que não ía ele com mais raiva ainda disse que ía chamar a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.
Quando o macaco chegou na dona vaca ela nem “deu bola” pra ele e mandou ele ir “pastar” e o macaco saiu correndo gritando dizendo que ía chamar a onça , pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.
A onça também não quis ir, então ele pedir ajuda ao caçador pro caçador matar a onça pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.
O caçador também não quis ir ele foi pedir socorro ao rei, pro rei mandar prender o caçador, pro caçador matar a onça pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.
E novamente o rei nem ligou para o que o macaco estava falando e o macaco foi correr atrás da rainha pra rainha puxar a orelha do rei, pro rei mandar prender o caçador, pro caçador matar a onça pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.
E a rainha começou a rir da cara do macaco safado e o mandou para fora do castelo, ele foi, mas foi gritando dizendo que ía chamar o rato, pro rato roer a roupa da rainha, pra rainha puxar a orelha do rei, pro rei mandar prender o caçador, pro caçador matar a onça pra onça morder a vaca, pra vaca beber a água, pra água apagar o fogo, pro fogo queimar o tronco e pro tronco devolver os 3 carocinhos de milho dele.
O rato também não ajudou o macaco, então ele muito triste foi andar na floresta, quando se deparou com uma plantação enorme de milho, pegou mais três carocinhos de milho e…foi passear na floresta.
2. calendário e quadro de rotina.
Objetivos: desenvolver o conceito de ontem, hoje e amanhã; Ter noção da ordem dos acontecimentos diários (rotina escolar); conhecer e perceber a seqüência dos dias da semana e dos meses do ano (estruturação espaço-temporal).
Procedimentos:
- apresentação do calendário e do quadro de rotinas;
- comentar que estas duas atividades são trabalhadas diariamente, portanto são atividades permanentes.
3. História Coletiva.
Objetivos: desenvolver a seqüência lógica (estruturação espaço-temporal); estimular a criatividade e a socialização; desenvolver e estimular a atenção e a concentração, desenvolver a praxia fina.
Procedimentos:
- cada participante receberá argila e devem criar o que quiserem;
- a mediadora iniciará a história e os participantes terão que continuá-la de acordo com a modelagem que criaram.
4. Acontecimentos do dia.
Objetivos: perceber a renovação cíclica de certos períodos, como manhã, tarde e noite (estruração espaço-temporal); desenvolver a praxia fina e a criatividade; estimular a socialização.
Procedimentos:
- cada participante receberá uma folha de papel ofício;
- pedir que cada um dobre a folha em três partes;
- pedir que desenhem em cada parte dobrada um período cíclico do dia (manhã, tarde e noite).
- Depois pedir que três voluntários socializem acontecimentos que desenharam.
(dependendo do tempo disponível, seria interessante que todos os participantes socializassem seus desenhos).
Entry filed under: Educação Infantil.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed